domingo, 14 de dezembro de 2008

Perto da sabedoria

Segundo o princípio da evolução das espécies, o ser humano representa o nível mais alto da possibilidade criativa.A partir de susseivos embates a sociedade foi se construindo e foram criadas as escolas e universidades, espaços destinados à sistematização do saber.
Atualmente, dentre outros fatores, o crescimento populacional faz com que muitas pessoas não tenham acesso à educação formal de qualidade, aumentando a violência e desrespeito entre as mesmas.A falta de emprego nas cidades força as pessoas a fazerem cursos rápidos para profissionalização com o intuito de ganhar dinheiro e sobreviver num mundo que prioriza o consumo.
A busca humana incessante por algo mais faz com que invista-se na tecnologia e sejam criadas novidades para a satisfação do ser humano.Mas será que só o avanço tecnológico dá conta desse vazio?O saber também tem um lado intuitivo, poético.Talvez por isso as pessoas escrevam:para expressar a tamanha vontade de viver e sentir.
Portanto, o saber está intimamente à cultura, vivência e experiência. As escolas têm papel fundamental, é certo, na formalização do conhecimento, mas o aprendizado é fruto do tempo, das escolhas de cada um e da constância.

Nenhum comentário: